Nova União está situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Seus principais acessos são através das rodovias federais BR-381 e BR-262, e da rodovia estadual MG-900.
A Figura a seguir traz a localização do município no contexto estadual e microrregional, distante 55 km de Belo Horizonte. Além da sede do município, compõe seu território os povoados de Altamira, Baú, Bernardo, Carmo, Arraial dos Lopes, Monte Horeb, Nova Aparecida e Santo Antônio.
Figura 1: Localização distritos, povoados e localidades, Nova União
Fonte: Equipe de Revisão Planos Diretores Municipais, 2017 – Dados IBGE, 2010
O município de Nova União se localiza no vetor leste da região metropolitana segundo as tendências de reestruturação territorial apontadas pelo PDDI e atualizadas no projeto do Macrozoneamento. O vetor leste se caracteriza por um relativo isolamento em relação aos demais vetores da região metropolitana tendo uma relação de dependência muito forte com o município de Belo Horizonte. A porção mais dinâmica do vetor leste é a área conurbada com o município de Belo Horizonte e aquelas cortadas pela BR-262 e a BR-381 que se configuram como vias de passagem entre outras regiões do Estado, da RMBH e também regiões para fora de Minas Gerais. A dinâmica de trânsito de cargas nesse vetor é muito polarizado pela atividade econômica do Vale do Aço e do complexo portuário de Vitória/Turbarão. A dinâmica industrial mais diversificada também se encontra no entorno e em função da dinâmica desses dois eixos viários. O vetor leste também sofre pressões de duas dinâmicas imobiliárias: uma expansão da urbanização que se desdobra da dinâmica de urbanização periférica de Belo Horizonte; a o aumento dos loteamentos com destinação para pequenos condomínios e chacreamentos com objetivo de segunda moradia e moradia de lazer/final de semana.
O município de Nova União encontra-se mais afastado das principais dinâmicas do vetor leste que emanam da conurbação com Belo Horizonte e dos principais eixos viários da região. O município, no entanto, se insere em outra importante dinâmica do vetor leste, qual seja, a forte presença da atividade minerária que, no caso de Nova União, está relacionada com a extração de não-metálicos – que dominam os investimentos e os projetos previstos para o município. A atividade minerária intensifica os conflitos ambientais na região, especialmente com as áreas de produção agropecuária, mas também com áreas de interesse hídrico ligadas à dinâmica da Bacia do Velhas além de outras áreas de significativa cobertura vegetal.
O município de Nova União também se insere na dinâmica metropolitana de produção agropecuária e tem essa atividade como principal atividade econômica municipal. No entanto, a atividade agropecuária também vem sendo identificada como um conflito ambiental devido ao uso de produtos químicos na produção. Cabe destacar também o potencial turístico do município ligado principalmente ao ecoturismo aproveitando-se da potencialidade do patrimônio ambiental do município.
Clique aqui para baixar o PDF e ver o Perfil Municipal na íntegra.