Entenda a Região Metropolitana
Entrevista com o coordenador geral do projeto Macrozoneamento, professor Roberto Luís de Melo Monte-Mór
Entrevista com o coordenador geral do projeto Macrozoneamento, professor Roberto Luís de Melo Monte-Mór
O processo de produção social do espaço da metrópole brasileira tem se transformado e fragmentado significativamente ao longo das últimas décadas, revelando importantes rupturas e novidades em relação ao “modelo” centro-periferia de urbanização acelerada anterior à década de 1980. Não se trata mais exclusivamente da urbanização por meio da agregação de periferias precárias, mas sim da proliferação de formas dispersas.
Gestão compartilhada e policentralização são as duas principais premissas do projeto de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 34
municípios estão sendo mapeados com o objetivo de se identificar os territórios em que as questões metropolitanas são mais relevantes. O Macrozoneamento é uma das
diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) que, além deste projeto, inclui ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, melhor ocupação territorial, acessibilidade urbana, segurança e saúde.
Contribuições e discussão sobre o(s) território(s) metropolitano.
Nilo Nascimento, Roberto Monte-Mór e Yves Dhau-Decuypere debatem a Trama Verde e Azul
Mapa com resultado parcial das Oficinas Internas e ponto de partida para a fase de consolidação das informações que darão suporte ao 1º Seminário Metropolitano do Macrozoneamento, agendado para o dia 08 de maio de 2014.
Primeira oficina do Macrozoneamento debate o interesse comum da RMBH
A primeira oficina pública do Projeto de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi realizada na noite de quarta-feira, dia 12, em Nova Lima. O encontro coordenado pela equipe técnica da Universidade Federal de Minas Gerais reuniu representantes da sociedade civil, das prefeituras e câmaras de oito municípios da porção Leste da RMBH.
MACROZONEAMENTO DA RMBH – Projeto inédito assegura continuidade do planejamento metropolitano: O Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte é uma nova etapa do planejamento da RMBH orientado pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. O PDDI, lançado pelo Governo do Estado em 2011, é hoje o principal instrumento de planejamento da RMBH.
O Governo do Estado de Minas Gerais entregou oficialmente o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH) à sociedade metropolitana, no dia 14 de setembro, em solenidade no Palácio Tiradentes.