Vespasiano está situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo o município limítrofe do vetor norte da capital, a apenas 27 km do centro da cidade. Além da capital, Vespasiano faz limite com Lagoa Santa, Confins, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Pedro Leopoldo.
A Figura a seguir traz a localização do município no contexto estadual e microrregional. Com área total de 70.108 Km2, Vespasiano é constituído apenas pelo distrito sede e apresenta o total de seu território como área urbana.
Figura 1: Localização distritos, povoados e localidades, Vespasiano
Fonte: Equipe de Revisão Planos Diretores Municipais, 2017 – Dados IBGE, 2010
Seus principais acessos são através das rodovias estaduais
O município de Vespasiano se insere no centro da dinâmica do vetor norte que representa de maneira mais marcante as tendências da reestruturação territorial observada na RMBH nos anos recentes. O vetor norte vem sofrendo intensas transformações e representa o principal vetor de expansão da RMBH, vivenciando também o processo de descentralização produtiva e o surgimento de novas centralidades. Isso se reflete em concentração de investimentos públicos e privados, reorganização econômica e nova dinâmica imobiliária com diferentes dimensões.
Do ponto de vista da reestruturação territorial, o vetor norte vem recebendo uma série de investimentos em infraestrutura por parte do poder público que alteram de maneira considerável a organização do espaço nessa região. A implantação da Cidade Administrativa, do Aeroporto Internacional, da Linha Verde e do projeto do Contorno Viário Norte associado a uma série de investimentos privados (especialmente ligados ao setor comercial e atividades industriais ligadas ao
Também associada a essa nova dinâmica e indústria imobiliária, Vespasiano apresenta as principais tendências identificadas no PDDI e no Macrozoneamento, quais sejam: o aumento do perímetro urbano e da área urbanizada e parcelada; o aumento dos empreendimentos do tipo condomínio fechado destinado a camadas de alta renda que se aproveitam da atração da nova centralidade de Vespasiano/Sete Lagoas e da grande oferta de terrenos; o aumento da moradia informal e da dificuldade de acesso a terra; e, por fim, o crescimento de produção de moradia para baixa renda ligada ao PMCMV que, no entanto, nem sempre são localizados em áreas com serviços públicos adequados (especialmente na área de saúde, educação, cultura e lazer) o que agrava problemas de justiça
Vespasiano também é um município central na dinâmica de investimentos na mineração de
Éimportante destacar que a dinâmica territorial do município de Vespasiano ainda poderá ser afetada quando se concretizarem importantes investimentos viários e industriais previstos para a região como o Contorno Viário Norte e o Contorno Viário Leste que pretende não somente redirecionar o transporte de cargas da RMBH como também promover uma conexão entre subcentralidades em gestação na região metropolitana. Juntamente com essa mudança na infraestrutura, a maturação e a implantação de projetos industriais na região podem mudar o perfil econômico do município em direção a setor de alta tecnologia, de serviços e comércio internacional impulsionados pela presença do aeroporto internacional. Nesse sentido, é provável um maior protagonismo do município de Vespasiano e sua centralidade numa rede de municípios no vetor norte composto também por Sete Lagoas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Ribeirão das Neves (mais a leste).